Quem tem medo de tubarão?


O que fazer quando um peixe de 7 metros, 2 toneladas e 3 mil dentes está sorrindo para você? Eu, sempre que via documentários, filmes ou qualquer coisa do gênero, me perguntava o que eu faria, se estivesse ali, cara a cara com um Grande Tubarão Branco. Não sei dizer se foi a curiosidade, o medo, o respeito ou a fascinação pelos tubarões, mas, desde os 11 anos, que eu me lembre, e quando ganhei um pequeno tubarão de pelúcia, que cultivo um sentimento estranho para com todos os tipos desses animais.

Todo mundo adora ter medo de tubarão. Não sei dizer se foram os filmes, ou se é a pura inaptidão do ser humano no mar. Sempre que ia à praia, eu pensava em como nós, seres humanos, somos frágeis na água: não conseguimos gritar, somos lentos e nem imaginamos o que está lá embaixo, nos observando, farejando... mordendo. E sabe o que é o pior? É que os mesmo medos que temos deles, eles têm da gente. É um clichê tão, mas, tão clichê, que acho que acabamos esquecendo.

Durante muito tempo, tudo o que se ouvia falar sobre tubarões vinha das telas do cinema, com filmes que alimentavam uma fama, diga-se de passagem, absurda, de grandes assassinos de homens. Como se os tubarões estivessem lá, o tempo inteiro esperando por alguma perna humana, e não é bem assim. Bom, não é nada assim.

A idéia do blog nasceu daí. No final, assustadores, ou não, os tubarões são animais que precisam ser entendidos. Quando eu falei pra Ana, sobre o blog, casamos com esse trabalho de Novas Tecnologias da faculdade, e vamos tentar alimentar isso aqui, nosso pequeno tubarão virtual, com notícias, vídeos, filmes e tudo o que encontrarmos por aí, que, pelo menos pra nós, parece interessante pra galera ler, descobrir e tudo mais. Chega de introduções, e vamos ao que interessa. Boa viagem pra todo mundo!

Francisco Junqueira